quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

O PATRIMÓNIO GENÉTICO PORTUGUÊS

 



A história humana preservada nos genes


Luísa Pereira e Filipa M. Ribeiro


Combinando contributos de áreas tão diferentes como a genética, a arqueologia, a antropologia, a história e até a climatologia, este livro oferece uma visão multifacetada de uma memória que deixamos impressa neste mundo: seja pelos genes, pelas viagens, pelas relações interpessoais ou por um pouco de tudo isto. Cada homem, na sua especificidade genética, tem um significado evolutivo. E não se pode compreender a evolução sem compreender a variação.

Fruto de um trabalho de investigação científica rigorosa, a presente obra inova pela sua interdisciplinaridade, acessibilidade, complementaridade e pelo seu conteúdo de referência para quem trabalha em evolução humana. O leitor é acompanhado ao longo de uma aventura de múltiplas facetas, explorando muitas perspectivas dos recentes avanços no conhecimento quanto às origens e migrações humanas no passado e
 focando uma temática que nunca havia sido tratada em livro: o património genético português.




«Há tempos que não aprendia tanto a ler um livro. Nem me divertia tanto, valha a verdade. A junção de uma especialista em genética populacional com uma jornalista de ciência criou uma obra interessantíssima, acessível, culta, com sentido de humor, que me apetece rebaptizar, à la Woody Allen: "Tudo o que gostaria de saber sobre a origem dos portugueses que saíram da África subsariana há muitos milhares de anos."»

Manuel Sobrinho Simões, IPATIMUP


«É um prazer ver as conclusões do nosso e de outros trabalhos em dispersões africanas tornadas tão acessíveis a um público mais vasto.»

Vincent Macaulay, Universidade de Glasgow


«É gratificante ver o nosso trabalho sobre o impacto das alterações climáticas nas populações europeias pré-históricas apresentado a um público alargado.»

Martin Richards, Universidade de Leeds


«É excelente que a nossa viagem genética a Belmonte se tenha revelado a primeira de muitas colaborações e que o nosso trabalho mútuo, da alvorada dos seres humanos em África à comunidade única de Belmonte, seja agora apresentado ao público de forma tão elegante e experiente.»

Doron Behar, Centro Médico Rambam, Israel

As Autoras

Luísa Pereira nasceu em 1974. Bióloga e doutorada em genética populacional humana, é investigadora no IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto) e Professora Afiliada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Co-autora de aproximadamente sessenta artigos publicados em revistas científicas internacionais, tem liderado projectos de investigação multidisciplinares, intentando decifrar o passado evolutivo das populações humanas. Tem actualmente colaborações activas com colegas de catorze instituições distribuídas por dez países e quatro continentes.

Filipa M. Ribeiro nasceu em 1981. Licenciada em Jornalismo, a ciência está desde sempre entre as suas paixões intelectuais, tal como a escrita. Fez duas pós-graduações: uma em jornalismo médico e de saúde e outra em genética e direito. Concluiu um mestrado em Comunicação e Educação de Ciência e tem-se dedicado também aos estudos da utopia, interessando-lhe a relação entre aquela, a ciência e o conhecimento.
Conta com cinco anos de actividade enquanto jornalista de ciência e é autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais na área do jornalismo de ciência e da gestão de conhecimento.

Da contracapa

Editado pela Gradiva em 2009 




Sem comentários:

Enviar um comentário