"O velho / novo morador das mamas"
João Carlos Fortuna Campos
Doença tão velha, havendo descrições com milhares de anos, atravessou tantos séculos sem possibilidade de cura e chega ao nosso século, e nós continuamos a dizer que a última palavra ainda não foi escrita acerca do melhor e do mais eficaz tratamento.
Este cancro parece ser novo, ou pelo menos conhecemo-lo melhor.
É uma doença plena de heterogeneidade, quer na clínica, quer na morfologia e ainda na biologia.
A luta da ciência continua incessante, de modo a tentar descobrir a cura …
Presentemente novos fármacos estão em investigação; alguns deles podem promover
a ativação do sistema imunológico, através de moléculas biológicas e assim
auxiliar os nossos anticorpos a tentarem vencer as células malignas.
Da contracapa
O Autor
João Fortuna Campos, Cirurgião Geral, aposentado da função pública. Adquiriu todos os títulos da Carreira Médica Hospitalar. Obteve o título de Cirurgião Geral pela Ordem dos Médicos com prestação de provas públicas.
Foi membro do Colégio da Especialidade de Cirurgia Geral da Ordem dos Médicos. Apresentou inúmeros trabalhos, em Reuniões Científicas Nacionais e Internacionais. Criou a 1.ª Consulta de Senologia em Lisboa, fora do IPO, no Hospital do Desterro. Foi sócio fundador da Associação de Mulheres Mastectomizadas "Ame e viva a vida".
Continua a desenvolver Acções de Sensibilização sobre a patologia mamária em vários locais de trabalho, apelando à Responsabilidade Social das empresas para que incentivem as suas colaboradoras a fazer diagnóstico precoce do Cancro da mama. Nos tempos de lazer, procura fazer palestras sobre os seus antepassados cirurgiões, e assim tornou-se membro da secção de História da Medicina da Ordem dos Médicos, onde já apresentou várias comunicações.
Edição da Chiado Books
Sem comentários:
Enviar um comentário