A falsa ciência que circula na internet, nos media, que se vê no supermercado e até - pasme-se! - na escola; a falsa ciência na saúde e a falsa ciência na própria ciência. Num livro bem-humorado e muito esclarecedor, os autores desmontam alguns «factos» pseudcientíficos que se construíram e alimentam no nosso quotidiano. Como eles próprios afirmam, «se a ciência pode ser divertida, a pseudociência é garantidamente muito divertida». Uma leitura informativa que expõe os logros mais actuais.
Este livro conta histórias de
falsa ciência. Abundam as aldrabices científicas na Internet, de que o vídeo
que mostrava milho a transformar-se em pipocas devido à radiação de telemóveis
é um bom exemplo. Também há muitas tretas nos media, a começar logo pelos
horóscopos. As prateleiras de supermercado estão recheadas de falsas promessas
de medicina preventiva, das quais o escândalo do «iogurtegate» é uma das mais
delirantes. Mas, pasme-se, a falsa ciência também é praticada e ensinada
nalgumas escolas e está bem mais presente do que julga na saúde. Nem as
revistas científicas e as universidades escapam, pois também aí se encontra uma
boa colecção de fraudes que mais cedo ou mais tarde acabam por ser descobertas.
Não há lugares seguros.
A única segurança terá de estar no leitor: uma atitude crítica poderá evitar-lhe contratempos e poupar dinheiro. Lembre-se de que a ciência assenta na observação, na experiência e na correcção de erros, e não nas palavras de pretensas autoridades que nunca aceitam ser corrigidas. Não se deixe enganar!
Da contracapa
Os Autores
Carlos Fiolhais, doutorado na Universidade Goethe, em Frankfurt am Main, em 1982. É professor de Física na Universidade de Coimbra. Publicou mais de 60 livros, alguns deles editados noutros países, entre os quais, na Gradiva, Física Divertida, Nova Física Divertida, A Coisa Mais Preciosa que Temos, Curiosidade Apaixonada, Engenho Luso e Outras Crónicas, Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência, Pipocas com Telemóvel e Outras Histórias de Falsa Ciência, A Ciência e os seus Inimigos e Apanhados pelo Vírus (os quatro últimos com David Marçal). Foi Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
É um dos cientistas e divulgadores de ciência mais conhecidos em Portugal. Foi agraciado com vários prémios e distinções, entre os quais um Globo de Ouro da SIC e a Ordem do Infante D. Henrique.
David Marçal, doutorado em Bioquímica pela Universidade Nova de Lisboa (2008). Foi jornalista de ciência no jornal Público e autor do Inimigo Público. Autor de vários espectáculos de teatro e programas de televisão sobre temas científicos. Co-autor, com Carlos Fiolhais, dos livros Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência (Gradiva, 2011) e Pipocas com Telemóvel e Outras Histórias de Falsa Ciência (Gradiva, 2012). Coordenador e co-autor do livro Toda a Ciência (Menos as Partes Chatas) (Gradiva, 2013). Em 2010 venceu os prémios Químicos Jovens e Ideias Verdes.
Edição da Gradiva
Vou comprar!
ResponderEliminar