sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

CIRURGIA DO CANCRO DA MAMA


 

Narrativa Histórica

João Fortuna Campos


Conhecido desde a antiguidade, o cancro da mama continua a constituir um dos maiores problemas de saúde pública. 

A radicalidade do tratamento cirúrgico – mastectomia radical – emergiu no século XVIII, para se tornar exclusiva na segunda parte do século XIX com William Halsted, e durante cerca de cem anos, foi considerada o “estado da arte”. Sendo uma doença plena de heterogeneidade, quer na clínica, quer na morfologia  e ainda na biologia, provocou controvérsia entre os cirurgiões acerca da eficácia do tratamento agressivo e da qualidade de vida após o mesmo. Dada a alta taxa de recorrência local e posterior metastização, sem uma mais-valia no tempo de sobrevida levou à execução de cirurgias menos radicais. 

Assim, nasceu o conceito de cirurgia conservadora, na qual só se remove o tumor sempre com margens livres, preservando ao mesmo tempo a forma e o aspecto da mama, e que é a prática hoje aceite em todo o mundo. 

A narrativa histórica deste livro mostra o papel da evolução da cirurgia na tentativa de poder ajudar na cura desta doença, em conjunto com outros tratamentos.

                                                                  Da contracapa


O Autor

João Fortuna Campos, Cirurgião Geral, aposentado da função pública. Adquiriu todos os títulos da Carreira Médica Hospitalar. Obteve o título de Cirurgião Geral pela Ordem dos Médicos com prestação de provas públicas.


Foi membro do Colégio da Especialidade de Cirurgia Geral da Ordem dos Médicos. Apresentou inúmeros trabalhos, em Reuniões Científicas Nacionais e Internacionais. Criou a 1.ª Consulta de Senologia em Lisboa, fora do IPO, no Hospital do Desterro. Foi sócio fundador da Associação de Mulheres Mastectomizadas "Ame e viva a vida".


Continua a desenvolver Acções de Sensibilização sobre a patologia mamária em vários locais de trabalho, apelando à Responsabilidade Social das empresas para que incentivem as suas colaboradoras a fazer diagnóstico precoce do Cancro da mama. Nos tempos de lazer, procura fazer palestras sobre os seus antepassados cirurgiões, e assim tornou-se membro da secção de História da Medicina da Ordem dos Médicos, onde já apresentou várias comunicações.


Editado pela By the Book

Sem comentários:

Enviar um comentário